Indicações/Informações

por Interlegis — última modificação 24/05/2017 10h07
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Alunos de Rio das Antas irão participar do Parlamento Jovem na ALESC.

Alunos de Rio das Antas irão participar do Parlamento Jovem na ALESC.

por rda — última modificação 26/06/2019 15h47

A Escola Santos Anjos de Rio das Antas, foi selecionada para participar no ano de 2019, do Projeto do Parlamento Jovem. O evento acontece entre os dias 24 e 28 de junho na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ALESC, em Florianópolis. Serão cinco jovens alunos que irão representar o colégio, sendo que eles disputaram uma eleição e foram eleitos pelos próprios colegas para terem esta oportunidade de conhecer a assembleia catarinense e seu funcionamento. Quatro destes jovens participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Rio das Antas e apresentaram aos vereadores e ao publico presente no plenário as duas proposições que irão levar a ALESC e apresentar no parlamento jovem. A primeira delas visa criar uma lei para que as escolas públicas promovam oficinas, ministradas por professores universitários, com o intuito de apresentar diferentes profissões e instigar os alunos a cursar faculdade na área que mais se identificar nestas ocasiões. Já a segunda proposição visa criar uma lei que permita a ampliação do numero de HEMOSC, que hoje conta com 10 unidades, ou o incentivo para que haja um HEMOSC itinerante que passe em todos os pequenos municípios ao menos a cada 6 meses realizando coleta daqueles que tem interesse em doar sangue. Os jovens parlamentares rioantenses irão defender suas proposições no dia 27/06, com transmição pelo Facebook da ALESC.

Alunos de Rio das Antas irão participar do Parlamento Jovem na ALESC. - Leia mais…

Vereador Camilo cobra instalação de torre de celular em Ipoméia e Ivan melhorias na estrada da Linha Pedreira.

Vereador Camilo cobra instalação de torre de celular em Ipoméia e Ivan melhorias na estrada da Linha Pedreira.

por rda — última modificação 28/03/2019 08h47

Na sessão do dia 26 de março, da Câmara de Vereadores de Rio das Antas, foram apresentadas duas indicações. Sendo a primeira delas de autoria do vereador Camilo Barzotto, que cobrou o estudo de viabilidade e a busca de entendimento com operadoras de celular, para que implantem uma torre de telefonia móvel que de cobertura ao distrito de Ipoméia. Segundo Camilo, a cobertura com sinal de celular em Ipoméia é uma reinvindicação antiga dos moradores, e de grande importância, uma vez que em pleno século XXI esta tecnologia é necessária para uso no dia a dia. Vários outros vereadores sabendo da importância da reinvindicação parabenizaram o vereador Camilo, pela iniciativa e se engajaram a ela. Na sequência o Vereador Ivan Régis Dallazen solicitou melhorias na estrada municipal na Linha Pedreira que dá acesso às propriedades dos Senhores Vitor Hugo Cherobin (Paraíso das Aves), Neucir Contini e da Senhora Eunilce Marcon, justificando que alí existe um ponto turístico que muitas pessoas visitam e que demanda de acesso para tal, bem como para escoação da produção agropecuária daquela localidade.

Vereador Camilo cobra instalação de torre de celular em Ipoméia e Ivan melhorias na estrada da Linha Pedreira. - Leia mais…

Rafael Vian é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Antas.

Rafael Vian é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Antas.

por rda — última modificação 19/12/2018 13h58

A Câmara de Vereadores de Rio das Antas elegeu a nova mesa diretora, que irá comandar os trabalhos legislativos no biênio 2019/2020. Na ocasião foram apresentadas duas chapas, sendo a chapa 1 composta por Rafael Vian como presidente, Gilmar Dia como vice presidente, Roberto Elias Heckel como primeiro secretário e Valmir Rigo como segundo secretário. Enquanto que a chapa 2 foi composta por Ademir Zanetti como presidente, Roberto Heckel como vice presidente, Gilmar Dias como primeiro secretário e Eliane da Silva Ledur como segunda secretária. A votação aconteceu no ultimo dia 18/12 e foi realizada com votação secreta, tendo a chapa 1 recebido cinco votos, contra quatro votos da chapa dois. Com isto, Rafael Vian passa a ser o novo presidente do legislativo rioantense, a partir do dia 01 de janeiro de 2019. Rafael diz estar preparado para assumir o novo desafio e espera contar o apoio dos demais colegas vereadores para dar continuidade nos trabalhos da Câmara. Rafael ainda disse que pretende conduzir de forma harmônica tanto dentro da casa, com os demais vereadores, quanto na relação com o executivo, pautando as ações, para atender as demandas do povo rioantense. Por fim, Rafael Vian agradeceu aos votos de confiança que recebeu na eleição de 2016 e lhe permitiu pleitear o cargo, bem como a confiança depositada pelos seus colegas vereadores, que lhe conduziram ao posto de presidente da Câmara.

Rafael Vian é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Antas. - Leia mais…

Vereadores apresentam três indicações e uma moção de aplausos

Vereadores apresentam três indicações e uma moção de aplausos

por rda — última modificação 22/11/2018 16h15

Na sessão da última terça, da Câmara de Vereadores de Rio das Antas, foram apresentadas três indicações e uma moção de aplausos. Duas das indicações foram de autoria do vereador Elias Antunes de Moraes, que em seu primeiro pedido solicitou melhorias na Rua Adolfo Konder, em Gramados e também na Ruas das Casas na Rede Ferroviária, na mesma localidade. Segundo o autor, ali residem várias famílias e estas melhorias irão garantir melhores condições de tráfego para veículos e pessoas que por ali transitam. Já em sua segunda indicação Elias solicitou o patrolamento e cascalhamento da estrada da Linha Saltinho, que dá acesso a propriedade dos senhores Valmor e Marcelo Scur. Elias justifica seu pedido a fim garantir melhores condições para escoamento da produção e melhor fluxo de veículos. Na sequencia o vereador Gilmar Dias apresentou uma indicação solicitando que seja definido o traçado da Rua Minas Gerais e seja feito calçamento e melhorias necessárias, iniciando na casa do senhor Dilberto Taffarel Alchieri até a esquina com a Rua Amazonas. E segundo o autor se faz necessário em virtude de buracos e alagamentos em dias de chuva, bem como forte acumulo de pó em dias secos. Por fim, o vereador Roberto Elias Heckel apresentou uma moção de aplauso pelos 80 anos de fundação da estação experimental da Epagri em Caçador. As três indicações e a moção foram aprovadas por unanimidade. Na mesma sessão ainda foram aprovados um Contrato de Repasse Sead/Caixa em turno único e três projetos de lei em primeiro turno.

Vereadores apresentam três indicações e uma moção de aplausos - Leia mais…

Coral Luterano de Rio das Antas completa 30 anos e é homenageado na Câmara de Vereadores.

Coral Luterano de Rio das Antas completa 30 anos e é homenageado na Câmara de Vereadores.

por rda — última modificação 06/09/2018 10h58

O Coral Luterano de Rio das Antas completou recentemente 30 anos de fundação. Com um amplo serviço prestado a comunidade local, o grupo se apresenta em cultos e eventos no município e na região. Vale destacar que na década de 90, o Coral Luterano rioantense foi responsável por gravar o Hino Municipal, o qual é hoje um símbolo para Rio das Antas. Durante esta trajetória de 3 décadas, diversos coralistas compuseram o coro e deram voz aos cantos que transmitem alegria e emocionam muitas pessoas. Em virtude deste belo trabalho desenvolvido, o vereador Roberto Elias Heckel apresentou uma moção de aplausos, que foi aprovada por unanimidade e entregue juntamente com uma placa. A entrega ocorreu no dia 04 de agosto, na sessão do legislativo municipal. Ao final da homenagem, o Coral Luterano de Rio das Antas cantou algumas musicas, demonstrando um pouco do que tem sido o seu trabalho ao longo de sua existência.

Coral Luterano de Rio das Antas completa 30 anos e é homenageado na Câmara de Vereadores. - Leia mais…

Camilo Barzotto solicita melhorias na estrada de Ipoméia a Novo São Paulo

Camilo Barzotto solicita melhorias na estrada de Ipoméia a Novo São Paulo

por rda — última modificação 31/08/2018 11h12

O vereador Camilo Luiz Barzotto, apresentou na sessão de terça (28/08) a indicação de nº 036/2018, onde solicita a pasta competente do executivo, que efetue o patrolamento, cascalhamento e alargamento onde necessário, da estrada que liga o Distrito de Ipoméia, passando pela Igreja dos Mórmons, até a comunidade de Novo São Paulo. Segundo Camilo, esta ação é necessária em alguns pontos deste trajeto, uma vez que este trabalho já foi realizado e alguns trechos e precisa ser ampliado para dar maior segurança e condições de trafegabilidade aos veículos, transporte escolar e melhor escoação da produção.

Camilo Barzotto solicita melhorias na estrada de Ipoméia a Novo São Paulo - Leia mais…

Ademir Zanetti e Elias Antunes de Moraes apresentaram indicação conjunta

Ademir Zanetti e Elias Antunes de Moraes apresentaram indicação conjunta

por rda — última modificação 08/08/2018 14h47

Na sessão do dia 07 de agosto, os vereadores Ademir Zanetti e Elias Antunes de Moraes apresentaram ao legislativo rioantenses uma indicação conjunta, na qual solicitam a implantação de redutores de velocidade (lombadas), na Linha Rio Bonito, na comunidade conhecida como Zoller, bem como a instalação de um ponto de ônibus adequado para os alunos que esperam pelo ônibus escolar, naquele local. De acordo com os autores, a implantação da lombada é uma reivindicação da empresa Rio Plast, pela falta de segurança ocasionado pelo grande fluxo de veículos que por ali trafegam em alta velocidade, e que coloca em risco a vida das pessoas da comunidade e também dos funcionários da empresa. Já o ponto de ônibus, ainda de acordo com os autores, se faz necessário para propiciar melhores condições de abrigos aos alunos que ali aguardam pelo transporte escolar, de modo a garantir mais conforto e segurança, principalmente em dias de chuvas.

Ademir Zanetti e Elias Antunes de Moraes apresentaram indicação conjunta - Leia mais…

Cinco projetos, uma moção e duas indicações são aprovadas pela Câmara de Vereadores

Cinco projetos, uma moção e duas indicações são aprovadas pela Câmara de Vereadores

por rda — última modificação 28/06/2018 08h51

Na sessão do dia 26/06, da Câmara de Vereadores de Rio das Antas, o vereador Gilmar Dias apresentou uma indicação, onde solicita a implantação de uma grade de proteção, no entorno da praça central, ao lado do CRAS e às margens da SC 135. Segundo o autor, aquele ponto tem grande circulação de crianças, ao lado da rodovia onde transitam veículos em alta velocidade, proporcionando risco de acidentes. Já o vereador Valmir Rigo, solicitou através de indicação, a poda de uma árvore nas proximidades da Rodoviária municipal, visto que a mesma, segundo Rigo, está em contato direto com a rede elétrica, o que pode ocasionar graves acidentes. Por Fim, o vereador Roberto Heckel apresentou uma Moação de Pedido, encaminhada a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, para uma possível reavaliação e reinclusão do município no programa Pacto por Santa Catarina, a fim de possibilitar o recebimento de um veículo novo para realização de serviços sócio-assistencias. Além de aprovar as duas indicações e a moção de pedido, os vereadores ainda aprovaram dois projetos em primeiro turno e três em segundo turno.

Cinco projetos, uma moção e duas indicações são aprovadas pela Câmara de Vereadores - Leia mais…

Vereador Elias solicita melhorias em estrada da Linha Gramados.

Vereador Elias solicita melhorias em estrada da Linha Gramados.

por rda — última modificação 20/06/2018 16h00

O vereador Elias Antunes de Moraes apresentou uma indicação na casa legislativa de Rio das Antas, onde solicita o patrolamento e cascalhamento da estrada na Linha Gramados, iniciando na propriedade da família Adami até a propriedade do Sr. Antonio Barzotto. Ainda de acordo com o vereador a estrada se encontra em precárias condições de trafegabilidade e a melhoria é de suma importância, para os moradores que necessitam da estrada para escoarem sua produção de aves, suínos e também o leite.

Vereador Elias solicita melhorias em estrada da Linha Gramados. - Leia mais…

Nota de Esclarecimento.

por rda — última modificação 14/06/2018 09h49

A Câmara de Vereadores de Rio das Antas, vem a publico manifestar-se a respeito da participação do ex prefeito de Rio das Antas, Alcir Bodanese, na tribuna da casa, em sessão ordinária, do dia 12 de junho de 2018. Sendo assim elenca-se os seguintes fatos: 1- O ex prefeito Alcir Bodanese solicitou por meio de ofício o direito de explanar na tribuna da Câmara de Vereadores de Rio das Antas sobre informações mencionadas pelo atual Secretário Municipal de Administração, o qual naquela oportunidade abordou sobre o aumento no valor da coleta de lixo. Tendo a casa concedido ao senhor Alcir o espaço de 15 minutos para abordar sobre o referido assunto. 2- Desta forma, Alcir Bodanese iniciou- sua fala abordando o assunto ao qual se propôs a falar. Porém no decorrer dela, desviou-se do assunto em questão. Em virtude disto, o presidente da Câmara, Valmir Rigo, solicitou que o mesmo retornasse o assunto pautado. 3- Tendo em vista que o orador não acatou a orientação do senhor presidente e ainda alterou-se, causando tumulto na sessão, o presidente Valmir Rigo, em conformidade com o regimento interno, em especial o art. 93, inciso I, o presidente optou por bem, encerrar a reunião ordinária. Por fim, destaca-se que a Câmara de Vereadores de Rio das Antas é a casa do povo e está aberta à todas as reivindicações e opiniões da população, desde que estas respeitem a casa legislativa e a população que se encontrar nela.

Nota de Esclarecimento. - Leia mais…

Indicação, pedido de informação, requerimento e moção de aplauso ao Cabo Giomar, marcaram a sessão do dia 05/06/18.

Indicação, pedido de informação, requerimento e moção de aplauso ao Cabo Giomar, marcaram a sessão do dia 05/06/18.

por rda — última modificação 07/06/2018 10h36

A sessão da última terça (05), da Câmara de Vereadores de Rio das Antas foi de bastante trabalho. O vereador Ademir Zanetti apresentou uma indicação, solicitando a melhoria do calçamento da Rua Santos Anjos, entre a moradia do senhor Pedro Ferreira de Oliveira até o Mercado Zanetti, visto que o mesmo encontra-se com buracos e ondulações. A vereadora Eliane da Silva Ledur, por sua vez, apresentou um pedido de informação, a fim de saber como está sendo realizada a fiscalização com relação a contratação de funcionários na empresa Prevemax Embalagens Ltda, e se a mesma está dando prioridade aos rioantenses, já que este foi um compromisso assumido pela empresa, em virtude dos incentivos recebidos. Já o vereador Alexandre Ivo Seidel, apresentou um requerimento solicitando que o executivo encaminhe respostas as indicações apresentadas pelos vereadores. Por fim, o vereador Roberto Heckel apresentou uma moção de aplausos ao cabo Giomar da Silva, pelos relevantes serviços prestados à comunidade rioantense, enquanto Comandante do GBM de Rio das Antas. Na sequencia, Alexandre Seidel, voltou a usar a palavra, desta vez para se despedir dos colegas, visto que seu período no legislativo, se encerra com o retorno do vereador Gilmar Dias. Alexandre agradeceu a oportunidade, enfatizando que vereador é vereador em tempo integral e não somente nos dias de sessão. Seidel ainda pediu para que seus colegas não desistam da política, mesmo diante da descredibilidade que existe com relação a classe e que continuem trabalhando para fazer com que a Câmara de Vereadores seja um exemplo. O vereador Juarez Rodrigues também usou da palavra, onde aproveitou para convidar a todos a participar da festa em honra a Santo Antonio. Por fim foi a vez do 3º Sargento dos Bombeiros Militares, Sr. Alfredo Goeten Neto fazer uso da tribuna, a fim de se apresentar como novo responsável pela corporação de Rio das Antas e as ações que já estão sendo planejadas para o município. Ao término da sessão, os vereadores entregaram ao Cabo Giomar, a mação de aplausos apresentada pelo vereador Roberto Heckel.

Indicação, pedido de informação, requerimento e moção de aplauso ao Cabo Giomar, marcaram a sessão do dia 05/06/18. - Leia mais…

Alexandre Seidel solicita retirada de árvores nas margens da ciclovia.

Alexandre Seidel solicita retirada de árvores nas margens da ciclovia.

por rda — última modificação 01/06/2018 15h43

O vereador Alexandre Seidel, apresentou uma indicação solicitando a retirada de árvores, principalmente bracatingas, ao longo da ciclovia na Rua Beira Rio, entre a ponte principal “Avelino Sella” e a ponte sobre o Rio Lontras. Segundo o vereador, o local é de amplo acesso de toda população, para prática de caminhadas e passeios de bicicletas. Sendo assim, a retirada dessas árvores é para evitar que delas caírem, por ocasião do tempo, causando transtorno para aqueles que circulam pelo local, ou mesmo virem a cair no Rio do Peixe. Alexandre ressaltou ainda, que a derrubada das bracatingas e a poda de algumas árvores, embelezariam a nossa cidade. Por fim, sugeriu que as árvores que forem derrubadas possam servir de lenha para pessoas carentes que necessitarem. A indicação foi aprovada e encaminhada ao executivo, para que tome as providências.

Alexandre Seidel solicita retirada de árvores nas margens da ciclovia. - Leia mais…

Nota de apoio da Câmara de Vereadores de Rio das Antas aos caminhoneiros.

por rda — última modificação 29/05/2018 19h45

A Câmara Municipal de Vereadores de Rio das Antas, legítimos representantes da população, manifestam seu apoio à paralisação dos caminhoneiros que lutam contra os preços e aumentos abusivos dos combustíveis. Os integrantes do Poder Legislativo consideram a iniciativa da paralização, uma forma legal de reivindicação, de uma classe que há muito vem sofrendo com os constantes reajustes. Reiteramos que os protestos pacíficos, que tem por objetivo promover mudanças e melhorias para a população brasileira, são reivindicações legítimas, pois visa não somente o bem particular, mas de toda a nação de país. A Câmara Municipal de Vereadores de Rio das Antas se solidariza com esta causa, que é também de todo o povo brasileiro, e fica na expectativa de soluções que promovam um futuro melhor para todos. Rio das Antas, 29 de maio de 2018 Câmara de Vereadores de Rio das Antas – SC Valmir Inácio Rigo Presidente

Nota de apoio da Câmara de Vereadores de Rio das Antas aos caminhoneiros. - Leia mais…

Alexandre Seidel e Ademir Zanetti apresentam indicações na Câmara de Rio das Antas

Alexandre Seidel e Ademir Zanetti apresentam indicações na Câmara de Rio das Antas

por rda — última modificação 23/05/2018 14h53

Duas indicações foram apresentadas na sessão da última terça, na Câmara de Vereadores de Rio das Antas. A primeira delas, de autoria do vereador Alexandre Ivo Seidel, solicitando a colocação de uma proteção lateral, na ponte sobre o Rio das Antas, localizada antes do Morro da Espera. Proteção esta, que tem por objetivo prevenir futuros acidentes. Já o vereador Ademir Zanetti solicitou a recuperação com patrolamento e cascalhamento, removendo também algumas pedras na estrada rural que liga a Linha Retiro Saudoso até a Linha Tanque, uma vez que esta rua encontra-se em péssimas condições, muitas vezes causando sérios estragos aos veículos que por ali transitam. Ambas as indicações foram aprovadas e encaminhadas ao executivo para que tome as devidas providências.

Alexandre Seidel e Ademir Zanetti apresentam indicações na Câmara de Rio das Antas - Leia mais…

Cinco projeto aprovados, seis indicações apresentadas e explicação sobre o reajuste da taxa de coleta de lixo, em Rio das Antas.

por rda — última modificação 23/05/2018 16h01

A sessão do dia 15 de maio, da Câmara de Vereadores de Rio das Antas, foi bastante extensa. Na oportunidade, dois projetos foram aprovados em segunda votação, dois em primeira votação e um em turno único. Também foram apresentadas seis indicações. Sendo elas: a primeira de autoria de Camilo Barzotto, o qual sugeriu que seja alterado o nome da Escola Silva Paranhos, para Escola Padre Hermenegildo Bortolatto, justificando que o detentor do atual nome era um duque que residia no Rio de Janeiro, e que o Padre Hermenegildo tem vasto serviços prestado em favor da comunidade local. Na sequencia, Elias Antunes de Moraes, indicou a implantação de um redutor de velocidade, tipo lombada, na Rua Princesa Isabel, no distrito de Ipoméia. Já o presidente da Câmara, Valmir Rigo cobrou a recuperação do calçamento na Rua Ivo D’Aquino, no sentido à Linha Moresco, próximo à residência da Sra. Maristela Carpenedo, também no distrito de Ipoméia. Por sua vez, Alexandre Ivo Seidel apresentou duas indicações, sendo que em sua primeira indicação, pediu o melhoramento do passeio de pedestres na Rua do Comércio, em frente ao prédio do Sr. Vilmar Galina, e na outra, para providenciarem placas de redutor de velocidade na Rua Stefano Bonett, principalmente entre a Igreja Luterana e Escola Estadual Santos Anjos, bem como seja feito um estudo para sinalização de todas as ruas do nosso município, incluindo placas de saída de veículos, preferencial e de alerta de lombadas. Por fim, Ademir Zanetti indicou a colocação de bancos, lixeiras e a instalação de uma grade de proteção, principalmente ao lado da Rodovia SC 135, na Praça da Imbuia, que localiza-se próximo ao portal da cidade. Dando continuidade a sessão, o Assessor Jurídico da Prefeitura, Rubens Pavarin, explanou sobre os motivos jurídicos que levaram a prefeitura a encaminhar projeto que foi aprovado pela casa e reajustou o valor da cobrança da coleta de lixo. Segundo Rubens, no ano de 2013, foi feito um estudo pela AMARP, em convenio e custeado pelo município, no qual foi identificado um déficit de mais de 3 vezes no valor gasto em relação ao valor arrecadado, com a devida taxa. Na sequencia, explicou que em 2014, foi assinado um termo de compromisso para se tomar medidas para equilibrar o déficit, porém como nada foi feito, a solução adotada agora se tornou amarga. Em seguida, o secretário de administração, Israel Monteiro, também falou abordando questões administrativas e o impacto do déficit nas contas do município.

Cinco projeto aprovados, seis indicações apresentadas e explicação sobre o reajuste da taxa de coleta de lixo, em Rio das Antas. - Leia mais…

Vereadores apresentam 3 indicações e 1 pedido de informação

Vereadores apresentam 3 indicações e 1 pedido de informação

por rda — última modificação 11/05/2018 16h20

A sessão de terça feira, da Câmara de Vereadores de Rio das Antas, foi de muito trabalho. Nela, foi discutido e aprovado um projeto em segundo turno, dois projetos em primeiro turno, um contrato de repasse da Caixa Econômica/Ministério das Cidades e ainda despachado três projetos para as comissões. Foram apresentadas três indicações, além de um pedido de informação. O vereador Alexandre Ivo Seidel, questionou em seu pedido de informação como está o andamento sobre um livro histórico, que foi escrito pela escritora Videirense, Sra. Alzira Scapin, nos anos anteriores de 2.000, com dados importantes da história do povo e do município de Rio das Antas. Alexandre, também apresentou uma indicação, solicitando que se faça uma campanha de orientação e informação, a fim de que sejam conscientizados todos os proprietários de imóveis rurais do município, para que seja feita a limpeza nas laterais das estradas municiais que abrangem suas propriedades. As outras duas indicações foram de autoria do vereador Elias Antunes de Moraes, solicitando a reforma do calçamento na Rua Retiro Saudoso, iniciando na esquina, na saída do asfalto, até o término do mesmo, bem como seja providenciado a tubulação nos pontos corretos e retirada da rede de água do meio da rua, para a lateral da mesma. Solicita também que seja construído um abrigo, principalmente para os alunos que esperam pelo ônibus escolar, próximo à casa da família Ferrarin. Já em sua outra indicação solicitou o patrolamento, cascalhamento e a abertura da estrada no Salto Rio das Pedras, iniciando da família Costa até a família Luzzi, bem como o patrolamento e cascalhamento do ramal que passa na propriedade do Sr. Pagno.

Vereadores apresentam 3 indicações e 1 pedido de informação - Leia mais…

COMUNICADO

por rda — última modificação 25/04/2018 15h08

Comunicamos a quem possa interessar que a prestação de contas da Prefeitura Municipal de Rio das Antas referente ao exercício de 2016 e o parecer prévio nº 0114/2017, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, estão disponíveis para análise na Secretaria da Câmara de Vereadores de Rio das Antas – SC, conforme disciplina o artigo 48 da Lei Complementar nº 101/2000 – LRF. Rio das Antas - SC, 24 de abril de 2018 Valmir Inácio Rigo Presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Antas

COMUNICADO - Leia mais…

Vereadores de Rio das Antas apresentam três indicações.

Vereadores de Rio das Antas apresentam três indicações.

por rda — última modificação 25/04/2018 11h25

Três indicações foram apresentadas na última sessão da Câmara de Vereadores de Rio das Antas. A primeira delas, de autoria do vereador Alexandre Ivo Seidel, solicitando melhorias e alargamento na estrada da Linha Pedra Lisa. Seidel justificou seu pedido, alegando que a estrada encontra-se bastante danificada. Alexandre ainda relatou que esta comunidade tem grande importância para ele, pois foi nela que passou sua infância. Na sequencia o vereador Valmir Rigo, apresentou uma indicação solicitando ao órgão competente que faça a averiguação de uma fossa localizada na Rua Tadeu Iantas. E por fim, foi a vez do vereador Roberto Heckel apresentar uma indicação requerendo um estudo para a implantação de um programa para subsidiar parte do frete do calcário do Programa Terra Boa da Epagri, para os agricultores do nosso município. Segundo o autor, esta foi uma reinvindicação de jovens agricultores que querem continuar no campo e solicitam subsídios para vencer as dificuldades dos altos custos e também para poder ampliar sua capacidade de produção e assim se fixar definitivamente no campo. As três indicações foram aprovadas e encaminhadas ao executivo, para que tome as devidas providências.

Vereadores de Rio das Antas apresentam três indicações. - Leia mais…

Alexandre Seidel assume a vaga de vereador, em Rio das Antas.

Alexandre Seidel assume a vaga de vereador, em Rio das Antas.

por rda — última modificação 18/04/2018 15h00

O suplente de vereador Alexandre Ivo Seidel, tomou posse de uma cadeira no legislativo rioantense. Alexandre, que já foi vereador eleito por 3 mandatos e ainda assumiu por um período no ano de 2016, além de já ter presidido a casa de 1999 a 2000, retorna a Câmara de Vereadores, por um período de dois meses. Alex, como também é conhecido, ocupa a vaga do vereador Gilmar Dias, que se licenciou por motivos pessoais. Após prestar juramento, Alexandre fez o seu discurso de posse, onde agradeceu a oportunidade concedida e destacou ser uma satisfação retornar a casa, esperando com sua experiência poder trabalhar em favor do povo. Ressaltou ainda, que já possuí algumas demandas que irá apresentar à casa, e que mesmo sabendo das dificuldades, espera que suas indicações sejam atendidas, pois de acordo com ele, “uma das maiores alegrias de um vereador, é ver suas indicações serem atendidas pelo prefeito”. Alexandre Seidel, ainda comentou, sobre o atual cenário político e a descredibilidade que a população tem em relação a esta classe, porém ressaltou, que a referida classe não pode se dar por vencida pelos escândalos de nível federal e que tem de representar a mudança, começando pelos vereadores.

Alexandre Seidel assume a vaga de vereador, em Rio das Antas. - Leia mais…

Vereador Gilmar Dias licencia-se por 60 dias.

Vereador Gilmar Dias licencia-se por 60 dias.

por rda — última modificação 16/04/2018 15h38

O vereador Gilmar Dias, protocolou um requerimento solicitando uma licencia do cargo de vereador, no período entre 11 de abril e 10 de junho. Gilmar justificou seu pedido para tratar de assuntos particulares. Com isto, um novo suplente deve tomar assento na Câmara de Vereadores de Rio das Antas.

Vereador Gilmar Dias licencia-se por 60 dias. - Leia mais…

Roberto Heckel solicita estudo de custo para eletrificação trifásica no interior.

Roberto Heckel solicita estudo de custo para eletrificação trifásica no interior.

por rda — última modificação 16/04/2018 15h36

O vereador Roberto Elias Heckel, apresentou uma indicação à Câmara de Vereadores de Rio das Antas, na qual solicita a que a Prefeitura Municipal solicite junto à CELESC, um levantamento de qual seria o valor para implantar a conexão trifásica à rede elétrica, no interior do município de Rio das Antas. Segundo Roberto, a eletrificação rural desempenha atualmente um papel importante na vida social e econômica, com benefícios para a população rural e contribui para o desenvolvimento da produção e bem-estar das comunidades rurais, além de alavancar o progresso. O vereador ainda justificou, que a eletrificação trifásica no interior do município se faz necessária, uma vez que este tem sua economia baseada na agricultura e que muitos produtores que gostariam de ampliar suas atividades, acabam limitados pela falta de energia.

Roberto Heckel solicita estudo de custo para eletrificação trifásica no interior. - Leia mais…

José Góes Jr. deixa o cargo de vereador em sessão marcada pela emoção.

José Góes Jr. deixa o cargo de vereador em sessão marcada pela emoção.

por rda — última modificação 04/04/2018 16h09

A sessão da última terça feira no plenário da Câmara de Vereadores de Rio das Antas, foi marcada de muita emoção. Com o fim do período de licença de dois meses do vereador Camilo Barzotto, o suplente José Góes Jr, se despedia da casa. Em sua última sessão como suplente nesta passagem pela casa, o vereador aproveitou para apresentar duas indicações que terminariam por coroar o seu trabalho na casa. Na primeira indicação solicitou um estudo para perfuração de um poço artesiano, no Distrito de Ipoméia, uma vez que os serviços de fornecimento de água, por parte da Casan, tem sido precários naquela localidade. Já na segunda indicação, José pediu a implantação de uma torre/repetidora, de sinal de telefonia móvel também para o Distrito de Ipoméia, visto que esta é uma reinvindicação muita antiga daquele distrito. Na sequencia, José Góes Jr usou da tribuna para agradecer ao vereador licenciado, Camilo Barzotto, pela oportunidade cedida para atuar na Câmara de Vereadores. José agradeceu ainda os colegas vereadores, que segundo ele muito bem lhe acolheram, e também os servidores da casa que lhe auxiliaram, e completou afirmando que seu objetivo era fazer a ponte entre a comunidade rioantense e o poder publico, e que está satisfeito, por ter conseguido ouvir as demanda da população e apresenta-las em forma de indicações. Por fim, José Góes Jr, disse esperar que as suas indicações, que foram todas emanadas do desejo do povo, sejam atendidas e se tornem realidade para assim beneficiar a população de Rio das Antas. Ao final de sua fala, todos os demais vereadores usaram da palavra para parabenizar o colega pelo importante trabalho prestado. As declarações foram em sua maioria emocionadas e demonstraram o carinho dos vereadores com o senhor José Góes Jr, que retribuiu o ato cumprimentando cada um dos demais vereadores.

José Góes Jr. deixa o cargo de vereador em sessão marcada pela emoção. - Leia mais…

Secretária de Saúde, Bianca F. U. Oliveira, esclarece questionamentos sobre a saúde.

Secretária de Saúde, Bianca F. U. Oliveira, esclarece questionamentos sobre a saúde.

por rda — última modificação 28/03/2018 13h00

Atendendo a solicitação da Vereadora Eliane da Silva Ledur, que usou da tribuna da casa de leis de Rio das Antas, para fazer críticas à Secretaria de Saúde, a secretária da pasta, Bianca F. U. Oliveira, participou da última sessão legislativa e rebateu todas as críticas, comprovando por meio de documentos e relatórios de atendimento, que trata-se de alguns equívocos. A vereadora Eliane, na semana anterior havia citado três pacientes, que estariam com problemas de atendimento e no recebimento de medicamentos judiciais. Sendo que a Secretaria de Saúde entrou em contato com todos e identificou que a primeira das pacientes citada, recebe medicação do Estado, por meio de um processo encaminhado com advogado da paciente. Processo este que deve ser adequado conforme receita médica pela advogada da ação, que em virtude disto causam transtornos, porém Bianca apresentou os recibos de entrega de dezembro de 2017 a março de 2018, comprovando que a paciente nunca ficou sem o seu medicamento. Já a segunda paciente, que segunda a vereadora havia recebido um tratamento áspero, trata-se de uma gestante, que em conversa com a secretária respondeu por meio da seguinte mensagem: “Ola!!! Boa Tarde, devido aos comentários que surgiram em meu nome, quero esclarecer que nada tenho a reclamar e que nenhuma queixa até o momento, estarei a disposição se precisar”. Por fim, a terceira paciente citada, sofre de enfisema pulmonar, e é atendida quase que diariamente pelo ESF de Ipoméia. Além disso, o município tem fornecido todos os medicamentos que são de sua responsabilidade, e inclusive expandiu a lista de medicamentos além dos obrigatórios para melhor atender este e outros casos. A secretária ainda relatou que conversou com o Secretário Estadual de Saúde, visto que o Estado não tem cumprido corretamente seu papel frente às demandas da saúde. Hoje apenas 30% de todos os medicamentos deferidos por meio de processo contra o estado estão sendo entregues no prazo, o que gera transtorno e cobranças indevidas ao município, que está fazendo o possível, mas que não tem como arcar com as responsabilidades do Estado. Por fim, a secretária se colocou a disposição para resolver eventuais problemas, além de deixar a portas de sua Secretaria aberta para receber os vereadores e a toda população rioantense.

Secretária de Saúde, Bianca F. U. Oliveira, esclarece questionamentos sobre a saúde. - Leia mais…

Vereador Juarez fala sobre as mudanças e desafios da educação nacional

Vereador Juarez fala sobre as mudanças e desafios da educação nacional

por rda — última modificação 22/03/2018 08h10

O vereador Juarez Antonio Rodrigues, usou da palavra livre da Câmara de Vereadores de Rio das Antas, para explanar sobre as mudanças que estão ocorrendo na educação nacional. Segundo Juarez, que é professor a mais de duas décadas, nesta semana, houve uma “parada”, onde os professores se reuniram para estudar e entender um novo caminho educacional que está sendo proposto. Trata-se da nova Base Nacional Comum Curricular, batizada de BNCC, e que tem por objetivo equalizar a ementa de ensino em todo o país. Assim, quando uma criança por ventura, mudar de estado, continuaria na mesma base, uma vez que este estaria integrado e igual em todo o território nacional, de modo a evitar que estas crianças se percam, devido as diferenças nas grades de ensino, em virtudes das regiões em que as escolas estão situadas. Esta nova base deverá estar integrada em todas as escolas municipais, estaduais e inclusive as particulares de todos os estados até 2020. Esta nova base continuará levando em consideração o plano nacional de educação, já em vigor no Brasil, e buscar se adequar as novas realidades, inovações e mudanças, sem ferir os novos princípios morais. Juarez ainda comentou sobre os desafios da educação, de se fazer com que as famílias possam junto com a escola trabalhar engajados para a formação de cidadãos críticos construtivos, levando em conta os princípios da ética e da moral. E conclui afirmando que as famílias devem voltar a cumprir as suas responsabilidades de educar, e deixar as escolas cumprirem a sua de ensinar, para que possam em cima disto cobrar os resultados quanto a qualidade da educação.

Vereador Juarez fala sobre as mudanças e desafios da educação nacional - Leia mais…

Vereador José Góes Jr apresenta duas indicações:

Vereador José Góes Jr apresenta duas indicações:

por rda — última modificação 22/03/2018 08h07

O vereador José Góes Jr apresentou na última sessão, duas indicações. A primeira delas solicitando melhorias no Terminal Rodoviário de Rio das Antas, sugerindo a reforma do telhado, pintura, e adequações nos banheiros, instalações de bancos, dentre outras melhorias que visam bem atender os usuários do transporte intermunicipal. Já em sua outra indicação, o vereador solicitou a implantação de um corrimão na escadaria do Bairro Novo Horizonte, objetivando dar maior segurança as pessoas que por ali transitam. Nesta segunda indicação, o autor recebeu apoio do colega vereador Gilmar Dias, que disse conhecer o problema e saber da necessidade, tendo inclusive já apresentado uma indicação de igual teor no ano passado.

Vereador José Góes Jr apresenta duas indicações: - Leia mais…

Nota de Esclarecimento sobre o Projeto do Executivo nº 05/2018

por rda — última modificação 09/03/2018 09h30

A Câmara de Vereadores de Rio das Antas, vem por meio deste, comunicar que o Projeto de Lei do Executivo, n° 05/2018, de 27 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre o aumento/ reajuste de vencimentos dos servidores públicos municipais, foi recebido por esta casa na terça feira, dia 27 de fevereiro de 2018 e despachado para análise nas comissões. Cabe ressaltar que as comissões tem se reunido para estudar e avaliar a melhor forma de dar segmento ao projeto. O referido projeto já se encontra pautado para primeira votação na próxima terça feira, dia 13 de março de 2018.

Nota de Esclarecimento sobre o Projeto do Executivo nº 05/2018 - Leia mais…

Zeca Góis tome posse na Câmara de Rio das Antas.

Zeca Góis tome posse na Câmara de Rio das Antas.

por rda — última modificação 26/02/2018 09h28

O suplente da Câmara de Vereadores de Rio das Antas, Zeca Góis, tomou posse no legislativo municipal, por um período de 61 dias, ocupando a cadeira de Camilo Barzotto, que licenciou-se por motivos pessoais. Zeca Góis, se diz feliz em poder atuar como vereador. Afirma ainda que era algo que nunca tinha sonhado, mas que espera desempenhar um bom trabalho pelos rioantenses.

Zeca Góis tome posse na Câmara de Rio das Antas. - Leia mais…

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

por rda — última modificação 07/02/2018 15h03

A Câmara Municipal de Rio das Antas, por seu Presidente, Vereador Valmir Inácio Rigo e demais membros da mesa diretora, considerando a solicitação da Prefeitura Municipal de Rio das Antas e considerando as disposições regimentais, em especial o artigo 255, do Regimento Interno e também o artigo 51, da Lei Orgânica Municipal e, considerando a urgência na aprovação dos Projetos de Lei, nºs 02 e 03/2018, de 05/02/2018, CONVOCA, todos os Senhores Vereadores para a SESSÃO EXTRAORDINARIA, a realizar-se às 19 horas, no dia 08/02/2018 (quinta feira), na sede da Câmara Municipal de Rio das Antas, com a seguinte ordem do dia: • Primeira discussão e votação do Projeto de Lei do Executivo nº 02/2018; • Primeira discussão e votação do Projeto de Lei do Executivo nº 03/2018; Rio das Antas, 07 de fevereiro de 2017. _______________________ Valmir Inácio Rigo Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - Leia mais…

Câmara de Vereadores de Rio das Antas, presta homenagem póstuma ao ex vereador Lino Moresco.

Câmara de Vereadores de Rio das Antas, presta homenagem póstuma ao ex vereador Lino Moresco.

por rda — última modificação 07/02/2018 15h01

A Câmara de Vereadores de Rio das Antas, prestou na última terça feria, uma homenagem póstuma ao ex vereador Lino Moresco. Lino, foi suplente no período de 2005 a 2008, e vereador entre os anos de 2009 e 2016, além de ocupar atualmente a suplência da Câmara de Vereadores. Agricultor, por profissão, era destaque na produção de gado, suínos e cereais. Na vida pública, foi um batalhador, que lutou pelo bem do povo, sempre defendendo ideais de melhoria para os rioantenses. Após discursos emocionados dos vereadores, a família que estava presente, recebeu das mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Rigo, uma placa de Homenagem Póstuma, conferida através do Projeto de Resolução nº 001/2018, aprovado por unanimidade pela casa, em gratidão a todos os relevantes serviços prestados pelo grande homem, Lino Moresco.

Câmara de Vereadores de Rio das Antas, presta homenagem póstuma ao ex vereador Lino Moresco. - Leia mais…

Falece Lino Moresco,  Ex Vereador de Rio das Antas

Falece Lino Moresco, Ex Vereador de Rio das Antas

por rda — última modificação 24/01/2018 14h44

A Câmara de Vereadores de Rio das Antas está de luto. No último sábado, dia 20/01, faleceu o ex vereador, Lino Moresco. Lino, era morador da linha Moresco, onde trabalhava como agricultor. Atuou também por dois mandatos como vereador e representante do povo rioantense no legislativo municipal, entre os anos de 2009 e 2015. Pelo seu trabalho, e por tudo que fez pelo povo e por Rio das Antas, a Câmara de Vereadores só tem a agradecer. Vai em paz Lino Moresco e que Deus conforte a sua família e amigos.

Falece Lino Moresco, Ex Vereador de Rio das Antas - Leia mais…

Ações do documento